EcoSmart - Meio Ambiente Resíduos Online 54 3315-5990

MeioAmbiente

Passo Fundo, situada no Rio Grando do Sul, é uma das poucas cidades brasileiras com local próprio para o despejo de resíduos sólidos da construção civil. A EcoSmart realiza a triagem dos materiais para reciclá-los e reutilizá-los

Os resquícios das obras da construção civil agora têm local adequado para serem despejados. Desde o início de outubro, Passo Fundo conta com um local correto de destinação dos resíduos sólidos do município. Trata-se da EcoSmart Tratamento de Resíduos da Construção Civil, que trabalha por um meio ambiente saudável. A Central de Triagem, que passou por uma fase de testes nos últimos dias, realiza o serviço de separação dos resíduos e reaproveitamento da cadeia de produção. A EcoSmart, empresa licenciada ambientalmente, é pioneira em Passo Fundo.

O processo de reciclagem e reutilização é simples: o material que chega na EcoSmart passa por um controle de transporte de resíduos, chamado de CTR. Nessa medição, o endereço, transportador, gerador e o tipo de resíduo são identificados. Depois de conferido, o caminhão descarrega o material, que passa por uma esteira de 30 metros. Nesse momento, acontece a triagem de todo o material classe B (ferro, madeira, plástico, papel etc). No final da esteira, o material fica ''puro'', e cai numa peneira classificatória que indica se é areia, pedrisco ou saibo grosso. Outros materiais, como tijolo, concreto, argamassa, lata e plástico também são separados no equipamento.

Em conformidade das Lei Municipais no 4.969/2013 e 5.102/2014 de Passo Fundo e a resolução do Conama 307, os entulhos da construção civil devem ser reciclados e, posteriormente, reutilizados. A criação da EcoSmart se enquadra nas normas ambientais. A Central de Triagem tem capacidade para até 600m³/dia. 

Todas as empresas de transporte da cidade estão destinando os resíduos na EcoSmart. ''As portas estão abertas para todas as empresas. Foi feito um acordo com o Ministério Público e Secretaria do Meio Ambiente que só será aceito esse descarte em local licenciado, não havendo mais aterros clandestinos e despejo em banhados. É um benefício para o meio ambiente. Poucos municípios no Brasil possuem uma usina de tratamento de resíduos sólidos.

Além de não prejudicar o meio ambiente, o tratamento de resíduos evita a extração desse material. De acordo com a Lei Municipal, quem produz o resíduo é responsável pela correta destinação do mesmo ou o retorno à cadeia de produção. A lei é fundamental para o município. ''Sempre há resíduos gerados pela construção civil. Por isso, o nosso trabalho é importante''.